ÁREA RESTRITA

NOTÍCIAS

07/10/2015

Nova norma para confecção de roupas infantis garante segurança aos pequenos

Entidades que compõem o Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário participaram da elaboração do conteúdo

Redação Bonde - 11/05/2015 -- 12:20

Pouca gente sabe, mas as roupas das crianças - principalmente as menores - podem oferecem riscos à segurança dos pequenos. De acordo com informações da Ong Criança Segura, diariamente são registradas ocorrências de crianças que sofrem acidentes devido a botões que se soltam e são engolidos, ou cordões que ficam presos em móveis ou brinquedos.

Para dar fim a incidentes do gênero, acaba de ser publicada a Norma ABNT NBR 16365/2015, referente à Segurança de Roupas Infantis. As novas regras foram elaboradas por uma comissão de estudos do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-17), formado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), pela Ong Criança Segura, entre outras entidades.

Além de promover a segurança dos pequenos, a Norma de Segurança de Roupas Infantis vai orientar a indústria de vestuário infantil para os critérios de fabricação, minimizando o risco de acidentes devido ao uso de cordões, cintos e aviamentos das peças, levando em consideração a idade e as atividades cotidianas de cada faixa etária.

Vale lembrar que, por enquanto, trata-se de uma norma voluntária a qual as confecções já podem se adequar. No entanto, devido a importância do assunto, a Norma pode se tornar Lei no período de seis meses a um ano. Publicada a Lei, as confecções e o varejo passarão a ser fiscalizados.

Fonte: www.bonde.com.br/?id_bonde=1-34--20-20150511

SIVEPAR@2024
Desenvolvido por Idée Design