O designer holandês Marc Meijers levou quatro anos de pesquisa para descobrir uma maneira criativa e estilosa de fazer upcycling de jeans velhos e retalhos de denim em uma variedade de aplicações interiores e exteriores. Com seu novo material chamado DenimX, feito de resíduos de calças jeans velhas, pode-se criar produtos de alta qualidade para mobiliário, objetos de decoração, malas de viagem, capacetes e automotivo.
Os retalhos de tecidos e roupas velhas descartadas representam pouco valor para a indústria da moda, assim, a melhor forma de reaproveitar essa valiosa matéria prima para ciar novos produtos funcionais é através do processo que chamamos de upcycling. O processo industrial é tão simples como engenhoso. Marc Meijers criou o DenimX combinando fibras de jeans reciclado com bioplásticos.
Com este material compósito pode-se criar inúmeros produtos tridimensionais. Por utilizar o jeans como matéria prima, o DenimX se torna um material rebelde, descolado, sustentável e certamente extraordinário. Mas o interessante é que da mesma forma que se pode utilizar jeans para fazer esse material plástico, pode-se também utilizar tecidos coloridos de malha ou tecido plano picotados em cores únicas ou misturadas. É uma fantástica forma de se fazer upcycling de toneladas de tecidos velhos.
O DenimX é versátil em acabamento e composição, para satisfazer as exigências estéticas e técnicas de clientes que querem um material que une moda e sustentabilidade. A composição do DenimX pode ser optimizada para ser duro, forte, leve e de espessura fina ou como requerido pelo cliente. O legal é que a qualidade visual das fibras de jeans recicladas são preservadas pois elas ficam visíveis em seu tom característico de índigo. Com certeza um material super fashion. Para saber mais sobre o material www.mmd.nl/eng/denimx