ÁREA RESTRITA

NOTÍCIAS

24/06/2021

Associados Sivepar da Região de Londrina recebem exames gratuitos de prevenção ao câncer

A partir da próxima semana, o Sivepar – Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Confecção em parceria com o Programa Sesi Cuide-se +, do Sistema Fiep, promoverá ações focadas na prevenção do câncer para as indústrias associadas, com a realização de exames que avaliarão possíveis casos de câncer de mama, colo de útero, próstata e pele.

A ação disponibilizará uma Unidade Móvel, profissionais especializados e equipamentos de alta tecnologia, com objetivo de garantir que os colaboradores das empresas tenham acesso qualificado e gratuito à informação e prevenção contra os tipos mais comuns de câncer. Os atendimentos acontecerão a partir de 21/06.

Segundo o INCA (2021), o câncer é hoje a segunda maior causa de morte em todo o mundo. Assim, a importância da realização de exames para o diagnóstico precoce, pois esta estratégia fornece ao paciente uma chance maior de cura e aumento de sobrevida, uma vez que possibilita a intervenção antes do desenvolvimento do câncer propriamente dito ou em suas fases iniciais, quando o tratamento é, na maioria dos casos, mais efetivo. De acordo com a Sesa, a estimativa em 2021 é de que o Estado do Paraná tenha 18.710 novos casos de câncer em pessoas do sexo masculino e 16.340 novos casos no sexo feminino.

Cuidados covid-19

Em função da pandemia da covid-19, os atendimentos seguirão todas as orientações das autoridades de saúde, considerando os protocolos específicos de segurança, que estão de acordo com as regulamentações vigentes. Sendo assim, haverá o uso intensivo de equipamentos de proteção individual, a disponibilização de álcool gel e a obrigatoriedade do uso de máscaras. A capacidade de atendimento foi reduzida para garantir agendamento com horários espaçados, bem como a ventilação e higienização dos espaços entre os exames.

Sobre os exames

Exame de PSA - Homens a partir de 40 anos;

Papanicolau - Mulheres que tenham iniciado atividade sexual;

Mamografia - Mulheres a partir de 40 anos;

Análise de pele - Pessoas que apresentam evidência/manchas preocupantes. Este é um exame para análise de lesões pré-existentes, como manchas e feridas, e o objetivo é reconhecer se essas lesões possuem característica oncológica, para definir encaminhamento para biópsia de pele, quando necessário.

SIVEPAR@2021
Desenvolvido por Idée Design